Follow eufisica

Follow eufisica

Thursday, October 7, 2010

Nobel da Física e Química 2010

O Nobel da Física 2010 foi atribuído aos russos  Andre Geim e Konstantin Novoselov pelos seus trabalhos inovadores sobre o grafeno bidimensional, material útil para o desenvolvimento de dispositivos electrónicos mais eficientes, como computadores e paineis solares.

 

O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki foram os investigadores distinguidos hoje com o Prémio Nobel da Química, graças ao trabalho desenvolvido em formas mais eficientes de ligar átomos de carbono para construir moléculas complexas. Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico. De acordo com a academia sueca, o trabalho destes laureados é utilizado em todo o mundo "tanto para a produção comercial de medicamentos como para a indústria electrónica".

No comments:

Featured Post

IBSE about Light Pollution

Here is my presentation that happened in the Discover the Cosmos Conference (Volos, Greece - 2013). The presentation was an Inquiry Base...

Twitter Updates

<- widget2 ->

Popular Posts